Concebe, constrói e lança um satélite do tamanho de uma lata de refrigerante!

aberto a idades
14 a 19

Equipas de 3 a 6 pessoas
estudantes

inscrever-se com um
professor ou mentor

O CanSat é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia (ESA) aprova e apoia uma série de actividades do CanSat nos seus Estados-Membros e Estados associados. O projeto CanSat, destinado a estudantes do ensino secundário, aborda principalmente disciplinas curriculares como a tecnologia, a física e a programação. Ao oferecer a experiência prática de trabalhar num projeto espacial de pequena escala, o CanSat utiliza estas matérias de forma interdisciplinar e promove a colaboração e o trabalho de equipa.

Um CanSat é uma simulação de um satélite real, integrado no volume e na forma de uma lata de refrigerante. O desafio para os estudantes consiste em integrar neste volume mínimo todos os principais subsistemas de um satélite, tais como energia, sensores e um sistema de comunicação. O CanSat é então lançado por um foguetão até uma altitude de aproximadamente um quilómetro, ou largado de uma plataforma, drone ou balão cativo.

Depois começa a sua missão... Isto implica a realização de uma experiência científica e/ou uma demonstração tecnológica, a realização de uma aterragem segura e a análise dos dados recolhidos.

Através do projeto CanSat, as equipas de estudantes participantes experimentam todas as fases de um verdadeiro projeto espacial, desde a seleção dos objectivos da missão, a conceção do seu CanSat, a integração dos componentes, o teste do sistema, a preparação para o lançamento e a análise dos dados científicos obtidos. Ao longo deste processo, os alunos:

• aprender fazendo,
  • familiarizar-se com a metodologia baseada na investigação, típica das profissões científicas e técnicas da vida real,
  • adquirir e/ou reforçar conceitos curriculares fundamentais de tecnologia, física e programação,